Spa do Piso - Dicas

Dicas

Saiba como cuidar do seu piso

Independentemente do tipo de revestimento utilizado (cerâmica, madeira, carpete, etc), o piso está sujeito a vários tipos de sujidades. Por isso, é fundamental limpá-lo regularmente de modo a evitar que as sujeiras se espalhem prejudicando sua aparência e durabilidade, bem como o bem-estar das pessoas que freqüentam o ambiente, visto que um dos principais causadores de alergia é o pó.
A principal vantagem do carpete é que, conforme o pó vai assentando, ele fica retido entre suas fibras. Desta forma, em ambientes acarpetados, a quantidade de pó suspenso no ar é consideravelmente menor em comparação com os demais tipos de revestimentos, proporcionando um ambiente mais saudável, já que o pó age como portador de micróbios, alérgenos e outros contaminantes. Confeccionado com fibras 100% sintéticas, o carpete é um produto não alergênico.
A limpeza deverá ser proporcional à quantidade de sujeira que o carpete está sujeito obedecendo-se às seguintes dicas:
1. Aspiração frequente
Uma boa aspiração remove as partículas de sujeira, as quais danificam as fibras do carpete causando uma má aparência.
Tenha certeza que seu aspirador de pó está funcionando bem, lembre-se de trocar os sacos de depósito de sujeira e limpar os filtros regularmente.
Para sujeiras normais como poeira e cinzas de cigarro, aspire pelo menos uma vez por semana. Áreas de tráfego intenso, como escadas e corredores, devem ser aspirados diariamente.
2. Prevenção para sujeiras e danos aos fios
Coloque capachos, tapetes ou passadeiras em todas as entradas.
Limpe ou troque os capachos ou tapetes regularmente.
Use protetores de carpete debaixo de móveis pesados ou móveis com rodinhas.
Reorganize seus móveis freqüentemente para mudar a área de uso.
3. Quando necessário, procure uma empresa de limpeza especializada
Quando seu carpete aparentar estar sujo mesmo depois de aspirado, é hora de uma limpeza profissional.
Consulte uma empresa especializada para conhecer o melhor método de limpeza.
Recomendamos que a lavagem do carpete seja executada regularmente. É aconselhável que este tipo de serviço seja realizado por empresas especializadas.
Importante: Use shampoos para carpete com cuidado. Muitos destes produtos deixam resíduos pegajosos que podem atrair mais sujeira. Certifique-se que estes produtos foram totalmente removidos do seu carpete.
4. Cuide das manchas o mais rápido possível.
Quanto mais rápido você agir, melhor será o resultado.
Primeiro remova o máximo possível do material derramado. Raspe cuidadosamente o excesso, aspire no caso de ser sólido ou absorva com papel toalha branco no caso de manchas úmidas.
NUNCA ESFREGUE UMA MANCHA!
Quando necessário, procure uma empresa de limpeza especializada.
De acordo com a definição da Abrafati (Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas), Stains são produtos impregnantes que devem penetrar na madeira, providos de filtro Solare para propiciar proteção à mesma ou contra radiação ultravioleta, além do efeito decorativo. Os Stains devem ser classificados em duas categorias:
Stains Impregnantes e Preservativos: Stains que possuem ação fungicida comprovada por meio de ensaios específicos normatizados pela ABNT e que necessitam obrigatoriamente de registro no IBAMA para serem considerados como “preservativos” imunizando a madeira contra a ação de fungos. Deve constar em rótulos o registro no IBAMA e composição em teor de ingrediente ativo.
Stains Impregnantes de Acabamento: Stains que podem ou não possuir fungicida, algicida e ou inseticida em sua composição, que podem possuir ação fungistática, não necessitando de registro no IBAMA. Essa categoria de Stain não será considerada “preservativo”, não podendo inclusive, o fabricante, veicular termos como “ação fungicida”, “preservativos impregnantes”, “protetor contra fungos e agentes biodeterioradores da madeira” e ou similares, tanto em rótulos, boletins técnicos, bem como na mídia.
Concluindo, Stains que queiram ser classificados como “preservativos” deverão comprovar a eficácia da ação fungicida do produto e possuir o devido registro do mesmo no IBAMA.

Esta é uma das seções mais acessadas de nosso site. É enorme a incidência de manchas em qualquer tipo de revestimento existente. Já foi o tempo de ter que conviver com a mancha ou ter que trocar o piso inteiro por causa dela. Não importa se o piso é nobre ou não, custou caro ou barato, ninguém quer seu revestimento manchado.
A Pisoclean desenvolveu soluções inéditas para a remoção de qualquer tipo de mancha em mármores, porcelanatos, granitos, cerâmicas, e em todos outros revestimentos.

Um dos segredos para a remoção das manchas, além da técnica e do produto correto, é ter um pouco de paciência na hora de removê-las. Todas sairão, mas nem sempre com a agilidade que gostaríamos.
Escolha seu tipo de mancha na relação ao lado que o produto e a técnica para removê-la estará ali postada. Caso sua mancha não esteja aqui relacionada, informe-a que logo informaremos sua solução.

Importante: Utilizando nossos produtos você pode proteger seu revestimento contra inúmeros tipos de manchas. Fique atento e proteja seu piso, mesa, bancada, etc.
Vale lembrar que Refine LP elimina qualquer tipo de mancha superficial. Aquelas que não estão muito impregnadas através do material manchado. Em alguns casos Refine LP pode eliminar a necessidade do uso de outras técnicas e produtos.
Os alvejantes ou os removedores de ferrugem de roupas que são utilizados em lavanderias, domésticas ou industriais, causam graves corrosões a muitos tipos de revestimentos. O mesmo ocorre de maneira ainda mais intensa com o uso inadequado de produtos de limpeza ácidos também chamados de Limpa Pedras. Mármores e granitos polidos, porcelanatos (polidos ou esmaltados) e cerâmicas esmaltadas serão os revestimentos mais frequentemente atacados.

Todos os materiais polidos naturalmente brilham em razão do fechamento de seus poros. Os esmaltados têm sua aparência original determinada por seu esmalte intacto. Os alvejantes, os produtos do tipo Multi Uso ou os ácidos 'abrem' os poros dos revestimentos e causam ofuscamentos ou esbranquiçamentos.
Todo material polido, com os poros mais fechados, tem cor mais acentuada do que o que tenha os poros mais abertos (todo esmalte também). É exatamente por isso que as áreas 'manchadas' estarão esbranquiçadas. O efeito 'quando molha desaparece' se dá por esta razão. A água tonaliza as partes corroídas e as esconde.
Toda parte mais polida (ou esmaltada) é mais lisa do que partes menos polidas ou atacadas pelos produtos descritos. É exatamente por isso que sujam mais do que as partes íntegras. O efeito 'a mancha sai, mas volta' é oriundo desta característica. O local é limpo, porém volta a sujar porque é mais aderente.


Procedimento para superfícies polidas:

A. Quando a textura parecer intacta (em termos de brilho) e apenas estiver levemente esbranquiçada:
1) Limpe a área com Limpeza Pesada LP e com Refine LP.
2) Em pedras pretas ou verde escuro aplique Pek Blecaute sobre o revestimento seco.
3) Em pedras mais claras ou coloridas opte pela aplicação de Pek Proteção+Cor.

B. Quando a textura estiver levemente ofuscada e esbranquiçada:
1) Limpe a área com Limpeza Pesada LP e com Refine LP.
2) Em granitos claros faça a aplicação de Pek Graniti Claros; Em granitos escuros opte por Pek Graniti Escuros; Em porcelanatos utilize Pek Powder; Em mármores, Pek Marmo.
3) Em revestimentos escuros aplique Pek Blecaute; Em superfícies coloridas, Pek Proteção+Cor;
4) Em bancadas ou mesas finalize o processo com a aplicação de Pek Wax Pasta.

C. Quando a textura estiver totalmente comprometida e com rugosidade evidente:
1) Contrate um profissional capacitado para realizar um repolimento natural com uma série de abrasivos.
2) Siga os procedimentos descritos no item B.

Procedimento para superfícies esmaltadas:

1) Tratamento artificial: Limpeza e aplicação de Cera especial LP ou Acabamento Fosco LP puro em duas ou mais demãos.
Desvantagem: A manutenção regular será feita com o uso de Limpeza Diária LP (ou outro detergente neutro para pisos e de boa qualidade) e o próprio produto adotado.
Vantagem: Qualquer um faz faz.

2) Tratamento natural: Lustro com Pek Powder.
Desvantagem: Para ser executado há a necessidade do uso de maquinário e mão-de-obra.
Vantagem: DEFINITIVO. Este processo alisará o esmalte e eliminará os riscos ou a corrosão.
Obs.: Este procedimento só será possível em texturas em que o disco da máquina politriz possa deslizar.


Ambos os tratamentos devem ser precedidos de limpeza com Refine LP ou Limpeza Pesada LP.
Maquiagens podem manchar mármores com facilidade. Manchas rosadas, avermelhadas, etc.

Procedimento:

1) Limpe a área e remova toda a sujeira solta. Utilize Limpeza Pesada LP ou Limpeza Diária LP.
2) Com a superfície seca ou levemente úmida, aplique Pek Tiramanchas diretamente sobre as manchas.
3) Deixe agir durante 24h.
4) Esfregue e enxágue.
5) Manchas em superfícies verticais, em locais que necessitem de isolamento ou mais insistentes, podem e devem ser tradadas com o uso de Pó de Cataplasma Pek e Pek Tiramanchas em conjunto. Veja como acessando o link do produto Pó de Cataplasma Pek abaixo.
Mármores brancos em geral podem amarelar depois de assentados. Isso pode ocorrer por inúmeros fatores: Raios UV, oxidação do ferro contido na pedra, ceras inadequadas, resinas, etc.
Em geral, são manchas de difícil remoção.

Procedimentos:

1) Limpe a área e remova toda a sujeira solta. Utilize Limpeza Pesada LP, pois ele já removerá ceras antigas.
2) Com a superfície seca ou levemente úmida, aplique Pek Tiramanchas diretamente sobre as manchas.
3) Deixe agir durante 24h.
4) Esfregue e enxágue. Repita se necessário.
5) Manchas em superfícies verticais, em locais que necessitem de isolamento ou mais insistentes, podem e devem ser tradadas com o uso de Pó de Cataplasma Pek e Pek Tiramanchas em conjunto. Veja como acessando o link do produto Pó de Cataplasma Pek abaixo.

Atenção: Se depois da primeira aplicação a mancha aumentar ou mudar de formato é um bom sinal. É a prova de que o produto a trouxe mais para cima. Repita com toda convicção.

Caso não ocorram alterações, utilizaremos outros produtos Pisoclean. Pek Rustout® Gel provavelmente.
Existem martelos de borracha branca para o assentamento de ladrílhos, mas parece que muitos pedreiros ainda não sabem disso. O fato é que muitos materiais, em especial os porcelanatos, acabam ficando com marcas de martelos que são de difícil remoção.
Existem casos de substituição total de pisos por causa deste problema. Não conheciam os nossos produtos, é claro.


Procedimento

1) Aplique Refine LP diretamente sobre a área marcada.
2) Com o lado macio de uma esponja de louça, esfregue bem o produto em movimentos circulares até a remoção total das marcas.

Obs.: O mesmo procedimento pode ser adotado para casos de marcas de pneus.
Em casos mais graves em superfícies muito porosas e ásperas, Removedor de Epóxi LP poderá ser aplicado para desmanchar as manchas. Neste caso Removedor de Epóxi será lançado sobre a mancha e deixado sobre a mesma entre duas a vinte e quatro horas, dependendo da quantidade e do grau e penetração das borrachas.


[Imprimir]
Pek Rustout® Gel é indicado para a remoção de manchas pontuais em qualquer tipo de material. Qualquer um mesmo: Roupas, pvc, louças, porcelanatos, laminados, mármores, granitos, ferro, etc. Não importa a superfície, a exclusiva fórmula neutra e em processo de registro de patente de Rustout® Gel removerá ferrugens sem esforço. Tudo sem agredir nem mesmo ao polimento do mármore mais sensível.

Pek Ox é diferente. É um produto ácido indicado para a remoção de ferrugens em superfícies porosas ou em granitos polidos. É o produto mais barato e ideal para pedras naturais, ardósias, basaltos, cerâmicas rústicas, etc.
Manchas de canetas hidrocor podem ser muito difíceis de serem removidas, principalmente quando estiverem em granitos polidos. Mesmo assim podemos removê-las com nossos produtos e, às vezes, um pouco de paciência. Quando manifestadas em outros materiais, costumeiramente são mais fáceis de serem retiradas. Quanto mais antiga for a mancha mais difícil de removê-la.


Procedimento:

1) Remova toda a tinta em excesso sobre o revestimento utilizando Refine LP. Aplique-o no lado macio de uma esponja de louça e esfregue com suavidade.
Caso a mancha de caneta ainda não tenha sido removida é porque está impregnada e só será removida com os procedimentos a seguir.
2) Aplique Removedor de Epóxi LP ou Pek Tiragrafite sobre a mancha em uma espessura de aproximadamente 3mm.
3) Deixe agir durante 12 horas.
4) Remova com leveza utiliando esponja e espere secar.
5) Repita se necessário.

Caso não saia: Avalie com atenção o comportamento da mancha. Se aumentou, se diminuiu, etc. Se você achar que nada aconteceu, ou muito pouco, faça o seguinte:

Aplique uma camada de Pek Tiragrafite sobre a mancha e vede com lona plástica e fitas adesivas em todas as extremidades (como se fosse um curativo).
Deixe coberto por três dias ou até a pasta se tornar um pó e remova.
Repita o procedimento até a mancha desaparecer por completo.

Nossos produtos já foram intensamente testados e aprovados dentro dos processos descritos. O caso mais difícil até hoje enfrentado ocorreu em um granito e foram necessárias seis aplicações de Pek Tiragrafite (com curativo) para a total remoção das manchas.
Todos pensam que manchas de óleo, dependendo da profundidade que tenham ou do tempo em que estão no revestimento, jamais sairão. Sairão sempre.
Um de nossos destaques, Pek Tiraóleo - Produto em fase de registro de patente - será o produto predominantemente utilizado.

Em áreas muito contaminadas por óleo indicamos a limpeza prévia com Limpeza Pesada LP.

Procedimento para a remoção de óleos (principalmente em materiais porosos):

1) Pek Tiraóleo - MISTURE BEM ANTES DE USAR.
2) Com a superfície livre de ceras, partículas soltas, limpa e seca, aplique o produto diretamente sobre a mancha utilizando espátula plástica. Aplique-o em uma espessura de aproximadamente 3mm. Cuide para não ultrapassar a dimensão da mancha.
3) Deixe o produto agindo durante 48-72 horas.
4) Remova-o com uma vassoura e limpe a área com pano úmido.
5) Deixe secar os solventes contidos na composição (24hs). Visualize a área e, existindo algum resíduo, repita o processo.

MANCHAS EM MATERIAIS POLIDOS podem necessitar de duas ou mais aplicações ou do procedimento abaixo.

Procedimento para a remoção de fluídos corporais (Manchas causadas pela fricção contínua de mãos, braços, etc.):

1) Aplique Limpeza Pesada LP puro. Deixe agindo por duas horas.
2) Esfregue e enxágue.
3) Aplique Pek Tiraóleo, cubra-o com plástico e vede as quatro extremidades como se fosse um curativo.
4) Deixe o produto coberto até que torne-se um pó. Remova-o e reaplique no caso de remoção parcial.

Fique atento. O aumento da mancha é sempre um bom sinal. É a prova da ação do produto e de que mesma será removida. A partir da ação de Pek Tiraóleo ela pode ter subido ou ter sofrido alteração de tom. Basta que se repita o processo até sua total remoção.

Lembrete: Depois de removidas as manchas, impermeabilize seu revestimento com um de nossos hidro-oleofugantes. Esta medida fará com que seu material não volte a manchar.


Manchas de madeira são comuns. Quanto mais poroso o material, maiores as chances de manchamentos. Todas sairão, não importando a profundidade ou a intensidade. Até mesmo aquelas que parecem já fazer parte do mármore, por exemplo, serão removidas por completo.

Procedimento:

1) Limpe a área e remova toda a sujeira solta. Utilize Limpeza Pesada LP ou Limpeza Diária LP .
2) Com a superfície seca ou levemente úmida, aplique Pek Tiramanchas diretamente sobre as manchas.
3) Deixe agir durante 24h.
4) Esfregue e enxágue.
5) Manchas em superfícies verticais, em locais que necessitem de isolamento ou mais insistentes, podem e devem ser tradadas com o uso de Pó de Cataplasma Pek e Pek Tiramanchas em conjunto. Veja como acessando o link do produto Pó de Cataplasma Pek abaixo.

Não tem como não sair. Acredite.
Muitas vezes todas as peças em mármores ou granitos são coladas/fixadas com massas plásticas. Em algus casos é utilizado um acelerador de secagem para elas. Estes aceleradores são compostos por cobalto que ocasionam manchamentos em tom azulado. As manchas podem surgir depois de algum tempo ou até mesmo aparecer mediante o contato com o material.
Muitas cozinhas inteiras já foram substituídas devido a existência deste tipo de mancha, pois, até então, não existia solução para a remoção da mesma. Não existia.

Procedimento:

1) Aplique Pek Tiragrafite sobre a mancha em uma espessura de aproximadamente 3mm.
2) Cubra a pasta com lona plástica e vede todas as extremidades com fitas adesivas (como se fosse um curativo).
3) Deixe o produto secando durante 72 horas. Levante um lado do curativo e verifique se a pasta se transformou em pó. Caso tenha, retire o plástico e remova todo o pó. Caso ainda esteja úmida, vede novamente e aguarde até secar.
4) Verifique a mancha, e, no caso de persistirem resíduos, repita o processo.

Se você está nesta seção, provavelmente,é porque seu granito não está preto como deveria. É praticamente impossível que um granito preto necessite da utilização de Pek Tiramanchas, por exemplo. Entenda:

Todo granito tem sua cor determinada por seu polimento. Quanto mais bem polido mais sua cor será intensa e vibrante. É muito comum que granitos escuros, especialmente os pretos, fiquem rapidamente desbotados ou esbranquiçados. Este fenômeno pode estar relacionado, principalmente, a quatro fatores:

1) O granito é desgastado pelo uso (atrito). Nestes casos a pedra perde o 'fechamento' obtido com o polimento e desbota naturalmente. - Pedras menos polidas têm cor menos vibrante.
2) O granito é atacado quimicamente. Produtos altamente alcalinos ou ácidos comprometem o polimento da pedra e ela fica desbotada. A pior situação possível é a queda de produtos ácidos em pingos - limpadores de alumínio, limpadores de ferrugens de roupas, limpa pedras, etc.
3) O granito é simplesmente lavado adequadamente, mas desbota ao perder a cera ou o impermeabilizante que mascarava seu polimento.
A grande maioria dos granitos pretos é maquiada durante seu beneficiamento. Esta 'maquiagem' é perecível e logo desaparece, até mesmo com o simples uso de água. Este artifício é ainda mais comum em bordas e boleados.
4) O granito fica com marcas dos copos ou travessas que foram acomodados sobre ele. As marcas ocorrerão quando os conteúdos dos recipientes forem muito quentes ou muito frios. Os locas afetados também têm seu polimento afetado.

As soluções:

Quando o brilho ainda estiver intacto: Aplicar Pek Blecaute ou Pek Proteção+Cor.

Quanto o brilho estiver razoável e parelho: Aplicar Pek Blecaute ou Pek Proteção+Cor e depois Pek Radiante.

Quando o granito estiver sem brilho algum, porém liso: Polir com Pek Graniti Escuros, aplicar Pek Blecaute ou Pek Proteção+Cor e depois Pek Radiante

Quando o granito estiver todo com manchas brancas em formas de pingos ou copos e com os locais afetados com textura mais áspera: Será necessário o repolimento natural que consiste no uso de máquina politriz com abrasivos diamantados na sequência 50, 120, 220, 400, 800, 1500 e 3000*; lustre com Pek Graniti Escuros e aplicação de Pek Blecaute ou Pek Proteção+Cor.
Muitas vezes não temos a menor ideia do que possa ter manchado nosso revestimento. A mancha simplesmente aparece sem sabermos sua procedência.
Para descobrimos a origem da mancha e como iremos removê-la, por vezes, temos que fazer o papel de um detetive e temos algumas dicas:

Existem quatro tipos de manchas e manchamentos:

1. Infiltradas. - Serão removidas 'puxando' o causador da mancha pra fora.

Manchas infiltradas ocorrem em materiais que possuam porosidade. Quanto maior a porosidade, maior a chance de ocorrerem. Materiais de baixa ou nula porosidade, caso dos esmaltados (cerâmicas e porcelanatos) e dos porcelanatos em geral, poucas vezes têm este tipo de mancha. Acontece, mas é relativamente raro. No entanto, são muito comuns em pedras naturais ou cerâmicas naturais.
Existem manchas infiltradas que não foram causadas por nenhuma queda de líquidos, mas sim, por reação com contaminantes da própria pedra, ou água ou cimento utilizados no assentamento.
Manchas causadas por abafamento (por deixar o piso coberto por papelão ou plástico, por exemplo) também são infiltradas.
Quando não sabemos o que manchou, o melhor é usar Pek Tiramanchas, pois trata-se do removedor mais versátil, o que remove o maior número de tipos de causadores. Se Pek Tiramanchas não funcionar, experimente usar Removedor de Epóxi LP.

2. Aderidas. - Serão removidas desmanchando o material que estiver grudado.

Cimento, tintas, vernizes e colas são os materiais que comumente aderem. Quanto mais áspero for seu piso ou revestimento, maior a chance de ser aderido.

Se você acha que é cimento, use Desincrustante LP. Se você acha que pode ser outra coisa, use Removedor de Epóxi LP.

3. Por corrosão. - Serão removidas restaurando a textura danificada.

Manchas de ataque químico são muito comuns e são as que mais confundem os usuários.
Se sua pedra é polida, com brilho natural, e o local manchado está sem brilho, certamente o que danificou seu piso foi algum agente químico corrosivo. A solução não será a remoção da mancha, pois não haverá produto algum infiltrado, mas sim, a correção da superfície, do polimento. Manchas por ataque químico também são muito comuns em materiais esmaltados. Se seu revestimento não sujava e passou a sujar depois de uma limpeza, certamente também foi corroído.

Para estes casos temos diversos links explicativos. Veja:

http://www.pisoclean.com.br/principal/ShowSECAO.asp?var_chavereg=334
http://www.pisoclean.com.br/principal/ShowSECAO.asp?var_chavereg=327

Dica extra: Especialmente em granitos, não raramente, a corrosão é leve e o local apenas perde a cor sem perder todo brilho. Nestes casos, ou o local precisará ser repolido veja, ou a simples aplicação de Pek Blecaute (em materiais pretos) ou Pek Proteção+Cor (em materiais coloridos) corrigirá o problema. Passe um pano sobre o local e veja se, enquanto molhado, o material fica perfeito. Se sim, é a prova de que a simples aplicação dos produtos citados será a solução para a mancha.

4. Por ceras ou resinas aplicadas. - Serão eliminadas removendo os produtos da superfície.

Se seu revestimento trocou de cor ou está amarelado, e alguém aplicou alguma cera ou resina sobre ele, provavelmente será o produto o causador do desgosto. Sua simples remoção costuma resolver o problema .

Se for uma cera, use Pek Removedor. Se for uma Resina, use Pek Ultra Removedor.

Ao compreender o acima descrito, em princípio, você já terá melhores condições de avaliar a situação e determinar a solução. Outras dicas são pertinentes:

Verifique ao redor. Pintaram alguma porta, madeira? Vedaram alguma abertura? Isso pode indicar manchamento por vernizes e tintas, ou por silicone, por exemplo. Alguém andou lavando seu piso, mas você não sabe com o que? Procure se informar com quem lavou. Investigue e insista.

Lembre-se: Algumas manchas são muito difíceis de serem removidas. Muitas vezes temos que repetir um processo diversas vezes até a completa remoção.


O cimento pode aderir sobre a maioria dos revestimentos e, quando endurece, pode ser difícil de ser removido. Pode cair sobre os pisos, ser esfregado, etc. O problema mais comum é a aderência de resíduos de rejuntes sobre os ladrílhos.

Procedimento:

Pisos texturizados propiciam muito maior aderência de resíduos de cimento. Alertamos quanto aos cuidados quanto aos pisos cimentícios. Todo o produto que remova resíduos de cimento poderá atacar a superfície e prejudicar a textura de pisos do tipo Solarium, Castelatto, etc.

Cimentos em alta espessura podem ser raspados antes ou durante o processo com o uso de espátulas - Sempre cuidando para que o acessório não danifique o revestimento.

Obs.: Em porcelanatos ou em cerâmicas esmaltadas substitua Pek Descale por Desincrustante LP.

1) Em pisos porosos ou texturizados: Limpe toda a área e remova toda a sujeira solta.
2) Com a superfície úmida, lance a solução de uma parte de Desincrustante LP em até quinze partes de água. A concentração depende da quantidade de cimento a ser removido. Quanto mais espesso estiver, mas concentrada será a solução.
3) Deixe agir por 10 minutos.
4) Esfregue com intensidade utilizando acessório abrasivo apropriado ou máquina 'lava-piso' com escovas.
5) Enxágue por completo. Caso persistam alguns resíduos, repita a operação. Atenção: É preferível repetir o processo do que alterá-lo.
6) Neutralização: Lance a solução de uma parte de Limpeza Pesada LP e vinte partes de água sobre o piso já sem resíduos de cimento e deixe agir por 20 minutos.
7) Enxágue com água até a total eliminação da solução.

Pisos polidos aderem cimento em menor escala, porém, quando não são tomadas as precauções necessárias, o problema é comum.

1) Em pisos polidos: Limpe toda a área e remova toda a sujeira solta.
2) Com a superfície úmida, lance a solução de uma parte de Desincrustante LP em quinze partes de água. A concentração depende da superfície a ser tratada. Granitos podem receber a solução em maior concentração. Já os mármores, os limestones e os porcelanatos não. Neles o produto deve ser usado sempre 1/15.
3) Deixe agir por 10 minutos (granitos). Deixe agir por 5 minutos (mármores, limestones e porcelanatos).
4) Esfregue com intensidade utilizando acessório NÃO abrasivo apropriado ou máquina 'lava-piso' com escovas.
5) Enxágue por completo. Caso persistam alguns resíduos, repita a operação. Atanção: É preferível repetir o processo do que alterá-lo.
6) Neutralização: Lance a solução de uma parte de Limpeza Pesada LP e vinte partes de água sobre o piso já sem resíduos de cimento e deixe agir por 20 minutos.
7) Enxágue com água até a total eliminação da solução.

IMPORTANTE: Manchas de cimento que aparentam estar por dentro dos revestimentos polidos (comuns em porcelanatos) deverão ser removidas com Refine LP.
Espalhe o produto sobre a área manchada e esfegue com o lado macio de uma esponja de louça até a remoção total da mancha/marca.

IMPORTANTE 2: TOME CUIDADO! JAMAIS DEIXE PINGAR A SOLUÇÃO DE DESINCRUSTANTE SOBRE O PISO. SEMPRE ESPALHE A SOLUÇÃO O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DA SUPERFÍCIE. Esta indicação vale também para os produtos do tipo multiuso que são encontrados em supermercados (aparentemente inofensivos).



Procedimento:

1) Remova toda a tinta em excesso sobre o revestimento utilizando Refine LP. Aplique-o no lado macio de uma esponja de louça e esfregue com suavidade.
Caso a mancha de caneta ainda não tenha sido removida é porque está impregnada e só será removida com os procedimentos a seguir.
2) Aplique Removedor de Epóxi LP sobre a mancha em uma espessura de aproximadamente 3mm.
3) Deixe agir durante 12 horas.
4) Remova com leveza utiliando esponja.

Sempre, no caso de persistirem resíduos, repita a operação.
Sangue pode manchar quando seca sobre os revestimentos. Quando acontecer, siga o seguinte procedimento:

1) Limpe a área com Limpeza Pesada LP diluído em cinco partes de água.
2) Deixe agir sobre a mancha durante 20 minutos.
3) Esfregue e enxágue.
4) Prepare uma mistura entre Pek Tiramanchas e Pó de Cataplasma Pek e aplique sobre a mancha em uma espessura de aproximadamente 5mm.
5) Tape a pasta com plástico e vede totas as extremidades com fita adesiva.
6) Deixe o 'curativo' até que a pasta volte a se tornar um pó novamente (48-72h).
7) Remova e lave a área com Limpeza Diária LP.

No caso de remoção parcial, repita o procedimento.

Clicando no link do produto Pó de Cataplasma Pek você tem acesso a ilustrações do processo.




Sangue pode manchar quando seca sobre os revestimentos. Quando acontecer, siga o seguinte procedimento:

1) Limpe a área com Limpeza Pesada LP diluído em cinco partes de água.
2) Deixe agir sobre a mancha durante 20 minutos.
3) Esfregue e enxágue.
4) Prepare uma mistura entre Pek Tiramanchas e Pó de Cataplasma Pek e aplique sobre a mancha em uma espessura de aproximadamente 5mm.
5) Tape a pasta com plástico e vede totas as extremidades com fita adesiva.
6) Deixe o 'curativo' até que a pasta volte a se tornar um pó novamente (48-72h).
7) Remova e lave a área com Limpeza Diária LP.

No caso de remoção parcial, repita o procedimento.

Clicando no link do produto Pó de Cataplasma Pek você tem acesso a ilustrações do processo.



Fitas adesivas utilizadas para a forração e para a proteção (durante o rejuntamento) de revestimentos podem transferir sua cola, originando manchamentos.

Procedimento:

1) Remova toda a cola em excesso sobre o revestimento utilizando espátula ou fibra abrasiva. Sempre tome cuidado para não arranhar seu material.
2) Limpe bem a área com acetona.
3) Aplique Removedor de Epóxi LP sobre a mancha em uma espessura de aproximadamente 3mm.
4) Deixe agir durante 2 horas.
5) Remova com leveza utiliando espátula.
6) Esfregue com fibra branca (pouca abrasão) usando acetona.

Sempre, no caso de persistirem resíduos, repita a operação.
Os granitos podem oxidar devido sua composição mineralógica - podem reagir com água e ar - , por causa das granalhas de aço que são usadas em seu corte - podem existir resíduos nos seus versos - ou por derramamentos ou contatos com materiais ferrosos.

As oxidações se manifestam na forma de manchas amareladas ou alaranjadas.

Seja qual for o motivo de sua oxidação, existe como removê-la.

Procedimento:

Em manchas pontuais -

1) Limpe a área com Limpeza Pesada LP.
2) Aplique Pek Rustout® Gel sobre as manchas. Faça-o em uma espessura de aproximadamente 5mm.
3) Aguarde até que o produto tenha tonalidade bem roxa, quase preta. O efeito pode se dar em dez minutos. Depende da porosidade do material. Manchas em materiais não polidos saem mais rápido do que nos polidos.
4) Remova o resíduo do gel com espátula plástica e descarte-o.
5) Limpe a área com Limpeza Diária LP.

Em manchas generalizadas e desformes -

1) Limpe a área com Limpeza Pesada LP.
2) Aplique Pek Ox puro sobre as manchas.
3) Deixe agir por seis horas.
4) Esfregue e enxágue.
5) Limpe a área com Limpeza Diária LP.
Manchas de vinho são comuns em revestimentos. Ocasionam manchas rosadas normalmente em materiais mais claros.
Atenção: Vinhos, quando expostos por determinado tempo, viram ácido acétido e podem corroer as superfícies mais sensíveis. Exemplo: Mármores pretos podem ficar esbranquiçados. Como são pretos, podemos concluir que o que o manchou foi o ataque químico do ácido e não a impregnação por vinho. Portanto, a maneira de remover a mancha será encontrada no link 'alvejantes e ácidos' e não aqui.

Procedimento para a remoção de manchas rosadas geradas pela infiltração de vinho:

1) Limpe a área e remova toda a sujeira solta.
2) Limpe a área com Refine LP. Espalhe com uma esponja em seu lado macio e esfregue com leveza. Se a mancha for superficial já será removida com este produto. Se não sumir é porque está impregnada e será retirada com os processos abaixo descritos.
3) Com a superfície seca ou levemente úmida, aplique Pek Tiramanchas diretamente sobre as manchas.
4) Deixe agir durante 24h.
5) Esfregue e enxágue.
6) Manchas em superfícies verticais, em locais que necessitem de isolamento ou mais insistentes, podem e devem ser tradadas com o uso de Pó de Cataplasma Pek e Pek Tiramanchas em conjunto. Veja como acessando o link do produto Pó de Cataplasma Pek abaixo.

Silicones mancham devido ao óleo existente em sua composição. A remoção das manchas de silicone será realizada conforme os procedimentos descritos no link 'óleos' ao lado.

Atenção: O procedimento descrito não removerá silicones em relevo ou secos, somente as manchas oleosas que ocasionam.

Silicones secos poderão ser desmanchados com Removedor de Epóxi LP. Aplique o produto sobre o silicone e deixe agir por, no mínimo, duas horas. Verifique se o silicone foi amolecido e, em caso positivo, remova com uma espátula e enxágue. Você pode deixar Removedor de Epóxi por mais tempo se for necessário.
Em porcelanatos, mármores ou cerâmicas esmaltadas:

Se os riscos forem, na verdade, marcas, como as que um lápis promoveria, por exemplo, poderão ser removidos com o simples uso de Refine LP. Basta aplicá-lo sobre os locais e esfregar com o lado macio de uma esponja.... - Em alguns casos (raros) é preciso usar Pek Rustout Gel. - Já se os riscos forem mesmo arranhões, com cavidades, só poderão ser removidos através do polimento profissional com Pek Powder. - Entre em contato para maiores informações - contato@pisoclean.com.br

Em laminados:

Se os riscos forem superficiais e não forem sentidos com o passar de uma unha, por exemplo, provavelmente sairão com o simples uso de Refine LP.

Se forem arranhões propriamente ditos, com cavidades, só poderão ser removidos se não tiverem ultrapassado a camada do Laminado e se o piso não for texturizado, ou seja, a técnica a seguir só funcionará em pisos lisos.
O tratamento deverá ser adotado em toda a área e não só nos locais arranhados. Obs.: A mesma recomendação servirá para remover manchas por álcool. Tratamento também recomendado para a correção de assoalhos tratados em geral.

1) Passe manualmente lixas para madeiras em folha grãos 80, depois a 150 e, por fim, a 220. - Faça a correção em um pedaço de diâmetro um pouco maior que o local afetado.
2) Limpe bem o local e aplique algumas demãos de Cera Especial LP em todo o piso. Use Acabamento Fosco LP em pisos foscos ou nos quais não desejes brilho.

Em ardósias:

Se a ardósia fora tratada com algum verniz, resina ou cera, provavelmente o que está arranhado é a película e não o revestimento. Remova todo o tratamento antigo e trate o piso novamente.
Resinas base solvente devem ser removidas com Pek Ultra Removedor (também remove ceras).
Ceras serão removidas com Limpeza Pesada LP ou Pek Removedor.
Manchas de tintas podem ser muito difíceis de serem removidas, dependendo de seu tipo e de onde tenham caído. - Alguns pintores pintam mais a si próprios e ao chão do que as paredes, não é mesmo? Por isso são tão comuns.

Removemos, através de nossos produtos, todas de todos os tipos e em qualquer superfície.

Tintas podem estar apenas aderidas ao material ou infiltradas. As infiltradas serão removidas com os procedimentos a seguir. As apenas aderidas são mais fáceis. Serão removidas com o uso de Pek Ultra Removedor (quando estiverem muito espalhadas e em grande quantidade) ou com Removedor de Epóxi LP (quando estiver localizadas ou em pequenos espaços). Algumas tintas base água poderão ser removidas com a simples limpeza com Pek Removedor.

É muito mais comum que tintas estejam apenas aderidas ou pouco infiltradas.

Procedimento para manchas infiltradas e que não foram removidas com o uso simplificado dos produtos acima (caso das manchas de pichações):

1) Remova toda a tinta em excesso sobre o revestimento utilizando Pek Ultra Removedor. Dilua o produto em até 5 partes de água e espalhe sobre a superfície. Deixe agir durante 30 minutos e esfregue bem. Enxágue.
2) Aplique Removedor de Epóxi LP ou Pek Tiragrafite sobre a mancha em uma espessura de aproximadamente 3mm.
3) Deixe agir durante 12 horas, preferencialmente a sombra.
4) Remova com leveza utilizando esponja e espere secar.
5) Repita se necessário.

Caso ainda persistam:

Aplique uma camada de Pek Tiragrafite sobre a mancha e vede com lona plástica e fitas adesivas em todas as extremidades (como se fosse um curativo).
Deixe coberto por três dias ou até a pasta se tornar um pó e remova.
Repita o procedimento até a mancha desaparecer por completo.
Manchas de compensados são muito comuns em revestimentos. Estes soltam pigmentos que costumam ser rosados e que eram dificeis de serem removidos. Papelões também mancham e serão removidos da mesma maneira.

Procedimento:

1) Limpe a área e remova toda a sujeira solta. Utilize Limpeza Pesada LP ou Limpeza Diária LP.
2) Com a superfície seca ou levemente úmida, aplique Pek Tiramanchas diretamente sobre as manchas.
3) Deixe agir durante 24h.
4) Esfregue e enxágue.
5) Manchas em superfícies verticais, em locais que necessitem de isolamento ou mais insistentes, podem e devem ser tradadas com o uso de Pó de Cataplasma Pek e Pek Tiramanchas em conjunto. Veja como acessando o link do produto Pó de Cataplasma Pek abaixo.
Manchas de coca-cola são comuns em revestimentos. Os açúcares e a coloração podem impregnar os revestimentos.

Procedimento:

1) Limpe a área e remova toda a sujeira solta. Utilize Limpeza Pesada LP ou Limpeza Diária LP.
2) Com a superfície seca ou levemente úmida, aplique Pek Tiramanchas diretamente sobre as manchas.
3) Deixe agir durante 24h.
4) Esfregue e enxágue.
5) Manchas em superfícies verticais, em locais que necessitem de isolamento ou mais insistentes, podem e devem ser tradadas com o uso de Pó de Cataplasma Pek e Pek Tiramanchas em conjunto. Veja como acessando o link do produto Pó de Cataplasma Pek abaixo.
Graxas mancham muito. Causam manchas escuras e de difícil remoção. Procure sempre remover o quanto antes quando cair sobre seu revestimento.

Procedimento:

1) Limpe toda a área e remova toda a graxa em relevo. Utilize espátula e Limpeza Diária LP e fibra abrasiva.
2) Com a graxa somente dentro do revestimento, ou seja, efetivamente uma mancha, aplique Limpeza Pesada LP puro sobre a área.
3) Deixe agir por duas horas.
4) Esfregue com intensidade e enxágue.
5) Aplique Pek Tiraóleo sobre a mancha em uma espessura de aproximadamente 3mm.
6) Deixe agir por 48h.
7) Remova o pó e lave a área com Limpeza Diária LP.

No caso persistirem resíduos, repita a operação.

Veja também os procedimentos descritos no link 'óleos'.
Existem diversos tipos de colas. Todas podem manchar seu revestimento.

Colas sintéticas (colas de contato, por exemplo) - Colas base água (de madeira, brancas, etc.)

Procedimento:

1) Remova toda a cola em excesso sobre o revestimento utilizando espátula ou fibra abrasiva. Sempre tome cuidado para não arranhar seu material.
2) Limpe bem a área com acetona.
3) Aplique Removedor de Epóxi LP sobre a mancha em uma espessura de aproximadamente 3mm.
4) Deixe agir durante 2 horas.
5) Remova com leveza utilizando espátula.
6) Esfregue com fibra branca (pouca abrasão) usando acetona.



O café é uma das bebidas mais consumidas em nosso país. Desta forma, a frequência de quedas de café em pisos, em bancadas e em mesas, é muito grande. Manchamentos por ele são muito constantes. As manchas marrons ou amareladas que causam são relativamente fáceis de serem removidas. O mesmo procedimento é adotado em manchas por chás.


Procedimento:

1) Limpe a área e remova toda a sujeira solta. Utilize Limpeza Pesada LP ou Limpeza Diária LP.
2) Com a superfície seca ou levemente úmida, aplique Pek Tiramanchas diretamente sobre as manchas.
3) Deixe agir durante 24h.
4) Esfregue e enxágue.
5) Manchas em superfícies verticais, em locais que necessitem de isolamento ou mais insistentes, podem e devem ser tradadas com o uso de Pó de Cataplasma Pek e Pek Tiramanchas em conjunto. Veja como acessando o link do produto Pó de Cataplasma Pek abaixo.
Chocolates podem manchar os revestimentos claros.

Procedimento:

1) Limpe a área e remova toda a sujeira solta. Utilize Limpeza Pesada LP ou Limpeza Diária LP.
2) Com a superfície seca ou levemente úmida, aplique Pek Tiramanchas diretamente sobre as manchas.
3) Deixe agir durante 24h.
4) Esfregue e enxágue.
5) Manchas em superfícies verticais, em locais que necessitem de isolamento ou mais insistentes, podem e devem ser tradadas com o uso de Pó de Cataplasma Pek e Pek Tiramanchas em conjunto. Veja como acessando o link do produto Pó de Cataplasma Pek abaixo.
Manchas de barro (lama, terra vermelha, etc.) são muito comuns em revestimentos e, até o desenvolvimento das nossas soluções, eram muito difíceis de serem removidas.

Procedimento:

1) Limpe bem a área com um detergente como Limpeza Pesada LP para remover toda a sujeira solta.
2) Em pisos porosos: Lance a solução de uma parte de Pek Decapante e cinco partes de água sobre a superfície manchada.
3) Aguarde de 20 a 30 minutos.
4) Esfregue com intensidade e enxágue.
5) Em mármores polidos: Aplique uma mistura homogênea de Pó de Cataplasma Pek e Pek Tiramanchas sobre as manchas.
6) Cubra a pasta com plástico e vede todas as extremidades com fitas adesivas.
7) Aguarde até que a pasta transforme-se novamente em um pó (48-72h) e remova-a.
8) Manchas de barro em porcelanatos polidos serão removidas com o uso de Pek Decapante diluído em 10 partes de água.

No caso de aumento da mancha ou diminuição das mesmas, repita o processo.

O aumento da mancha é quase sempre sinal de que será removida, pois sofreu reação.
Os perfumes contém óleos que podem causar manchamentos. Algumas pedras reagem com alguns componentes dos perfumes originando manchas marrons.

Procedimento:

1) Limpe a área e remova toda a sujeira solta. Limpeza Diária LP é apropriado.
2) Aplique Pek Tiraóleo sobre as manchas. Aplique-o em uma espessura de 3mm.
3) Deixe agir durante 48 horas.
4) Lave a área com Limpeza Diária LP e enxágue.